Os treinamentos, vivências e mensurações ocorrem mediantes cursos que seguem uma proposta programática de tópicos que visam melhorar, capacitar, renovar e criar ferramentas e skills nos players da comunidade empresarial:
· Conflito – Conceito e origem;
· Moderna Teoria do Conflito – Conflitos destrutivos e construtivos; Reflexos da moderna teoria do conflito na mediação; Posições de força ou estratégia; formas de solução.
· Negociação – Teoria dos jogos; Teoria da negociação; Negociação distributiva; Negociação integrativa; Técnicas de negociação.
· Conciliação – assim como na negociação e na mediação, a conciliação é a busca de uma solução permanente a partir da pacificação, da harmonização, da normalização do conflito, contudo com a intervenção mais ativa de um terceiro imparcial.
· Mediação – Benefícios da mediação; Princípios norteadores; Modalidades da mediação; Teoria da mediação; Procedimentos utilizados; Mediabilidade e código de ética.
· Partes envolvidas na mediação – Mediandos; Mediador; Papeis desempenhados; Orientações; Atribuições; Características dos players; Ferramentas e skills para mediação.
· Práticas – Práticas de negociação e mediação; Práticas de redação de acordos.